Para Joana Carvalho Neuding, vinho, comida e cultura sempre andaram juntos. 

Graduou-se em hotelaria no SENAC-SP, achando que conheceria o mundo fazendo estágios, mas acabou se encantando pela área de alimentos e bebidas. Especializada em vinhos pelas instituições: Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Ciclo das Vinhas e Wine & Spirit Education Trust WSET.

A gastronomia corre nas veias da sommelière por influência de seu avô, o entusiasta gastronômico, artista plástico e empresário, Emidio Dias Carvalho. A paixão, aliada à sua grande facilidade para identificar referências olfativas, levou-o a incentivar em sua casa o hábito da degustação do vinho em todas as refeições, proporcionando a todos experiências completas, incluindo harmonização, serviço e a guarda adequados.

O gosto  por esse universo também vem das reuniões na quinta particular da família – em Paços de Brandão, 30km ao sul da cidade do Porto –, das quais participa desde criança, em volta de uma mesa farta e colorida, cheia de porcelanas portuguesas, broa, bacalhau, doces de ovos e, claro, vinho do Porto.

“Visitar restaurantes, garimpar empórios e feiras de vinho e de iguarias, em busca de novidades, além de arriscar o preparo de algumas receitas e servir para os amigos, são alguns dos meus programas favoritos. Acredito que a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença na cozinha. Sou apaixonada por vinho e a combinação dele com todos os aspectos que o cercam é fascinante. Um mundo muito rico, pela sua diversidade, história e personagens. Saber combinar o rótulo certo com a comida faz toda a diferença”, conta Joana.

  • Branca ícone do YouTube